Quer comer um brigadeiro?
Certamente ao ler essa frase veio a sua mente, em um milésimo de segundo, uma imagem de uma bolinha de leite condensado, manteiga e chocolate granulado envolta num papel de festa de aniversário.
Acabei de aguçar sua imaginação, e quem sabe suas papilas gustativas, falando apenas um nome. Incrível, não é mesmo? Consegui citar uma palavra e fazer com que uma imagem viesse a sua mente. Essa ação e reação não é algo automático, precisa ser construída ao longo do tempo.
Sabe o que é mais interessante? Que normalmente esse fenômeno é coletivo. Ou seja, quanto maior for o número de pessoas, mais eficaz será esse fenômeno.
Foi isso que aconteceu com a palavra brigadeiro.
Mas você sabe por que o nome brigadeiro se popularizou tanto, a ponto de se tornar extremamente conhecido no Brasil?
Essa história é mais inusitada e instrutiva do que parece.
Ano de 1946, Rio de Janeiro. O Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente do Brasil e para isso organizava várias festas para seus correligionários.
Uma de suas apoiadoras, Heloísa Nabuco de Oliveira, criou um doce que era servido nessas festas.
De festa em festa o doce se popularizou tanto, que era comum ouvir: “vamos comer o docinho do Brigadeiro”. No imaginário daquelas pessoas, ouvir o nome do Brigadeiro Eduardo Gomes fazia com que em menos de um milésimo de segundo as pessoas se lembrassem do docinho que era servido nas festas.
O tempo passou, e o Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou aquela eleição. Mas aquela associação entre seu nome e o docinho permaneceu para aquelas pessoas e atravessou o tempo chegando até os nossos dias.
Assim, todos pensamos na mesma coisa quando ouvimos a palavra brigadeiro.
Essa incrível capacidade que temos de associar uma palavra a ima imagem em um milésimo de segundo é potencializada quando um grupo grande de pessoas pensa da mesma forma.
Na década de 40 a única forma disso acontecer era através do boca a boca. Hoje a principal forma disso acontecer é através das redes sociais.
Agora, você já imaginou se isso acontecer com sua marca? Você falar um nome relacionado a algum serviço tipo de serviço e as pessoas, em um milésimo de segundo, lembrarem da sua marca? Isto não seria incrível?
Entretanto, para isso dar certo existe um longo caminho a ser percorrido. Sua marca precisa se tornar conhecida por um considerável grupo de pessoas e se destacar nos serviços oferecidos.
Chamamos isso de Branding: gerenciamento da reputação de uma marca. Ou seja, fazer com que as pessoas conheçam sua marca, se lembrem dela quando pensarem em algum serviço, e o mais importante: CONVERSEM COM OUTRAS PESSOAS SOBRE ELA (assim como aconteceu com o brigadeiro).
Fazer com que as pessoas associem, em um milésimo de segundo, sua marca ao serviço que ela executa é a nossa especialidade.
Quer saber como fazemos isso? Entre em contato e vamos marcar uma reunião.