Antes de entrarmos no assunto relacionado ao que é Persona, primeiramente é muito importante considerarmos algumas coisas a respeito de como o Marketing funciona.
Vamos supor que você tenha uma ideia genial de algum produto. Segundo a sua percepção, esse novo produto com certeza irá ajudar alguém com algum problema especifico.
Uma vez que você tenha transformado a sua ideia em algo concreto, você começa a se preocupar com as formas com que seu produto chegará ao seu cliente. Além disso, você também começa a se preocupar com a forma de divulgação do seu produto, se através de algum comercial de TV, anúncio no rádio, entrega de panfletos, ou coisas do tipo. E por último, mas não menos importante, você define qual é o preço que irá cobrar do seu cliente.
Se considerarmos tudo isso que você acabou de fazer e transformarmos essas ações em termos técnicos de marketing, podemos dizer que você acabou de definir o tradicional Mix de Marketing: Produto, preço, praça e promoção. Mas fazer apenas isso, hoje em dia, não é mais o suficiente.
Antigamente as ações mencionadas eram o bastante para alcançar algum resultado. Mas temos que concordar que os tempos mudaram. Criar um produto e fazê-lo chegar ao seu cliente já não é mais a única forma de fazer negócios.
Devido a popularização da Internet, as empresas devem, além de colocar seu produto ao alcance do público, fazer com que o público vá até o seu produto.Por isso, elas sempre devem estar atrás de novas estratégias.
Essa nova dinâmica, se chama Inbound Marketing, que também pode ser chamada de Marketing de Atração. Para não nos determos muito nesse assunto, vamos definir brevemente que o Marketing de Atração é focado em definir estratégias que transformem desconhecidos em promotores da sua marca, e para isso, as ações de marketing devem ser capazes de guiar o cliente por toda sua Jornada de Compra.
Outra coisa a ser acrescentada a respeito do Marketing de Atração, é que ele é uma estratégia dentro do Marketing Digital. Ou seja, as ferramentas tradicionais de divulgação já mencionadas não são mais os únicos recursos a serem utilizados. Como há um novo ambiente, novas ferramentas também aparecem, das quais podemos destacar as seguintes:
Tendo já considerado algo a respeito da evolução do Marketing e de algumas estratégias, vamos dar mais um passo em direção ao nosso tão aguardado assunto: Persona!
Mas calma, ainda vamos considerar dois pontos.
Lembra que no começo desse texto falamos sobre aquela pessoa que teve uma ideia genial de um produto? Então, lá foi dito algo muito importante sobre aquela ideia. Foi dito que ela poderia ajudar alguém com algum problema especifico.
Essa frase destacada tem dois pontos principais; alguém (ou uma pessoa), e algum problema especifico (ou dor). A seguir vamos falar desses dois pontos.
Uma das principais definições de Pessoa que podemos encontrar é de que ela é um ser com pessoalidade e individualidade. Ou seja, uma pessoa sempre é diferente da outra. Seja pelos seus gostos, experiências ou ambições.
Mas há algo sobre as pessoas que vai além da individualidade e entra no campo da coletividade, que são as dores, ou necessidades. De forma temporal a necessidade de alguém é individual, já que uma pessoa pode estar com fome enquanto outra pessoa não está. Mas em um sentido geral todos sentem fome, isto é, a fome é uma dor, ou necessidade, coletiva.
Resumindo, uma pessoa é diferente da outra, mas várias pessoas podem ter a mesma necessidade. Se formos considerar os primórdios do comércio, vamos verificar que o foco sempre esteve em atender necessidades. E isso já bastava para alguma empresa lucrar.
Mas o que fazer quando várias empresas criam produtos para solucionar a mesma necessidade? A solução é investir na pessoalidade e individualidade. Somente assim uma empresa consegue se destacar da concorrência em um mercado extremamente competitivo.
Finalmente chegamos no assunto principal desse texto, a Persona! A Hubspot define Persona como “Uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal, baseada em dados reais e algum grau de suposição baseada em características demográficas, comportamentais, motivações e objetivos”.
Pela definição apresentada vemos que a Persona pode ser uma representação de um cliente ideal. Aqui já não estamos falando de público alvo, que é algo mais geral, mas estamos falando de algo muito mais objetivo. Estamos falando de alguém!
E esse alguém, apesar de ter uma dor que pode ser compartilhada com diversas outras pessoas, tem preferencias. Como por exemplo, a forma com que gosta de ser abordado, quais são suas redes sociais favoritas, qual é o horário que ele costumar acessar a internet e qual é o formato de conteúdo que ele prefere acessar, se é vídeo, texto ou imagem.
Os poucos pontos mencionados já são o suficiente para qualquer empresa definir uma estratégia adequada para alcançar essa Persona. Mas, quanto mais características forem agrupadas, mais eficaz será a estratégia.
Quando você define sua Persona, você se torna capaz de humanizar o seu atendimento ao cliente, uma vez que você se preocupa com a individualidade que as pessoas tem.
Como uma das etapas de criação da sua Persona envolve a análise de dados (que podem ser entrevistas com alguns clientes), geralmente a sua Persona irá agrupar em sua personalidade características comuns de vários clientes.
Podemos dizer que definir estratégias considerando sua Persona faz com que você alcance vários clientes, ou não clientes, que carreguem algumas dessas características. Veja abaixo algumas características importantes para definir sua persona.
É claro as características mencionadas não são as únicas a serem consideradas. Cabe as empresas saber quais são os aspectos mais relevantes para o seu negócio.
Acima, mencionamos que as empresas devem fazer com que o público vá até o seu produto. Agora, segue uma pergunta para reflexão: Como atrair alguém que eu não conheço? Será que isso é possível? Talvez fosse há algum tempo atrás, quando haviam poucas empresas tentando conquistar o mesmo cliente.
Quando você conhece a pessoa com a qual deseja começar um relacionamento a chance de cometer erros é menor, e além disso, você fica um passo a frente da concorrência.
Como hoje estamos na era do cliente, em que ele tem a liberdade de escolher o que quer, cabe as empresas fazer o máximo para atrair sua atenção e começar um relacionamento. E para isso, definir sua Persona deve ser a primeira ação.
Não gaste tempo e dinheiro com estratégias que não fazem sentido. Conheça a Persona que você está tentando atrair antes de fazer qualquer coisa. Lembre-se que o produto certo para a pessoa errada não dá negócio!