Para começar a falar do Marketing de Diferenciação é preciso começar pelo conceito de marketing. A respeito do qual podemos dizer que é uma estratégia empresarial utilizada para apresentar produtos e serviços; otimizar lucros e marcas; atender às necessidades e preferências dos consumidores.
Envolve setores distintos em seu projeto de desenvolvimento, tais como: estatística, pesquisa de mercado, campanhas publicitárias, design, atendimentos, pós-venda, entre outros.
Junto às estratégias de marketing, hoje as empresas têm adotado estratégias de diferenciação, que é a capacidade de se destacar perante os concorrentes. Essa diferenciação pode surgir do segmento de mercado escolhido para atuação comercial, seu posicionamento e também da execução do seu Mix de Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Após a união do conceito de marketing com estratégias de diferenciação se obteve o Marketing de Diferenciação, que é uma estratégia de divulgação que busca de deixar uma marca na frente da concorrência e torná-la reconhecida no mercado
A meta é agregar valor à marca e conquistar a preferência do público-alvo, mesmo que o preço do produto/serviço oferecido seja maior que o da concorrência.
Você já parou para pensar por que comprar o produto de determinada marca em toda ida ao mercado? O que você leva em consideração na hora de optar por um produto diante de inúmeras opções?
É nesse cenário que surge o Marketing de Diferenciação: ele desenvolve diversas estratégias de divulgação para tornar sua empresa referência e ser a alternativa escolhida pelo consumidor na decisão de compra.
Quando uma empresa procurar desenvolver estratégias de diferenciação ela busca ser a referência no seu mercado de atuação.
Escolher um público, ou Persona, específica para direcionar seus produtos é uma decisão racional e viável economicamente. Ao segmentar seu público seu trabalho de divulgação ficará focado em um público potencial –com grandes chances de retorno e vendas concretizadas.
A segmentação permite uma divulgação diferenciada, o discurso pode ser personalizado e mais próximo do possível cliente. Segmentar é determinar seu público e agrupá-lo de acordo com suas características. Assim, seu planejamento de promoção, desenvolvimento de produto e definição do tom do discurso adotado será mais assertivo.
Os filtros mais comuns para diferenciação são por idade, gênero, comportamento, classe social, localidade, escolaridade, entre outros.
Exemplo de diferenciação: A empresa sul-coreana Samsung, que resolveu direcionar suas forças no desenvolvimento de smartphones mais acessíveis, deixando o posto de aparelhos ultra modernos e sofisticados para a também gigante Apple.
É no posicionamento de mercado que a empresa mostra que é diferente da concorrência. Nesse etapa que a empresa mostra o seu valor, autenticidade e o diferencial de sua oferta. Para adotar um posicionamento eficaz é necessário investir em pesquisas comportamentais e de mercado.
O posicionamento irá definir a imagem que a marca terá diante do público. É o momento de expor a cultura, missão e valores do empreendimento. É com um posicionamento marcante que a empresa consegue ser lembrada pelo consumidor.
Exemplo de posicionamento de mercado: A rede de cosméticos Body Shop, com forte identidade ecológica em sua linha de produtos e cultura organizacional e também a empresa de energéticos Red Bull-com um belíssimo estudo do perfil de seus clientes, a marca investiu em linguagem coloquial e no patrocínio de variados esportes radicais para aumentar seu poder de influência perante seu público-alvo.
É uma estratégia abrangente que permite ao público conhecer a empresa em todos os seus pormenores e peculiaridades, facilita o processo de consolidação da marca e oferece meios para a empresa tornar-se referência no momento de decisão de compra do cliente.
Especificamente, traz outras vantagens, como: fidelização de clientes; torna a empresa presente na esfera online; permite a captação de leads e baixo custo para angariar novos clientes.
Provavelmente, o maior benefício que o Marketing de Conteúdo traz são as inúmeras possibilidades de divulgação (blogposts, redes sociais, ebooks, canais corporativos, infográficos, etc).
Exemplo de marketing de diferenciação: A Nike Brasil que apresenta como principal elo com seu público as redes sociais. A marca possui canais no Youtube, páginas no Facebook e perfis no Twitter e Instagram –cada plataforma com uma linguagem específica para aumentar a conexão com seu cliente.
É uma etapa, erroneamente, esquecida por algumas empresas. O processo de fidelização e encantamento de clientes não termina com a conclusão da venda, uma empresa diferenciada investe em bons canais de pós-venda (atendimento presencial, telefônico, chats online).
O pós-venda não deixa de ser uma estratégia econômica, já que é muito mais barato para a empresa manter um cliente do que investir na conquista de um novo. Além disso, um cliente satisfeito é fiel à marca.
Não são necessários investimentos astronômicos. Oferecer um serviço de suporte e que permita fácil acesso do cliente com a empresa após a compra, o envio de e-mail de agradecimento, enviar bilhetes personalizados junto com o produto adquirido pelo cliente são pequenas ações que podem trazer resultados significativos a curto e longo prazo.
Exemplo de pós-venda: A Nubank, empresa que atua no segmento de serviços financeiros, oferece um atendimento ao cliente ágil e personalizado. O atendimento é realizado via chat online e atende quase que instantaneamente as solicitações de seus usuários.
A empresa de equipamentos eletrônicos e softwares fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak não possui somente consumidores, possui uma legião de fiéis. É um belíssimo exemplo de case de sucesso adepto da estratégia de diferenciação.
Já é regra em cada lançamento da marca, publicações e comentários tomarem conta da esfera online e do boca a boca popular.
O posicionamento adotado pela empresa foi oferecer ao público um produto de alto padrão e alto custo. A linha de produtos desenvolvida pela marca tem elevado custo no mercado, mas é sinônimo de inovação, modernidade e qualidade.
Além do preço cobrado por seus produtos, outra característica peculiar é a incompatibilidade de alguns de seus programas. O que torna a experiência de possuir um Apple cada vez mais única.