Todos conhecem alguma empresa de brinquedo bem-sucedida. São várias as marcas que têm se perpetuado como referência no mercado. Porém, uma em particular deixou de ser uma empresa que fabrica brinquedos para se tornar uma marca que faz desenhos de super-heróis e está em grandes jogos, garantindo bons números no cinema. Estamos falando da conhecida Lego. Sem dúvida, uma grande e reconhecida marca de brinquedos.
Mas antes dessa marca chegar nesse patamar, ela começou de uma forma muito rudimentar. Nesse texto vamos contar um pouco dessa história.
Tudo começou na cidade dinamarquesa de Billund com o marceneiro Ole Kirk Christiansen no começo de 1930. Por conta da grande crise, ele mudou o enfoque do seu trabalho e passou a produzir brinquedos.
Os blocos eram feitos inicialmente de madeira, até que em 1932, Ole Kirk fundou o Grupo Lego. A palavra Lego vem do dinamarquês Leg godt, que significa “jogar bem”.
Em 1942 um grande incêndio destruiu toda empresa. Mas diferente das previsões, isso fez com que a empresa se reinventasse nos anos que haviam de vir. A empresa modernizou sua produção e substituiu a madeira pelo plástico, passando a formar os conhecidos tijolos de plástico com encaixe.
Em 1954, Godfred, filho de Oleo Kirk, assumiu a gestão da empresa e incutiu uma filosofia de que os brinquedos deveriam ser educativos e estimulantes.
Nos anos seguintes, Godtfred fez um grande investimento em marketing e num profundo estudo de seu público; o que conhecemos hoje como segmentação de público. Isso fez com que em poucos anos a empresa se tornasse uma referencia internacional.
No início da década de 90, com o advento de jogos tecnológicos, a empresa, assim como muitas do segmento, perderam muito espaço. Se tornou muito difícil competir com os jogos eletrônicos que começaram a crescer. A situação se tornou tão séria que a empresa estava com uma dívida de 800 milhões de dólares.
Até que a empresa compreendeu o cenário que estava e mudou sua estratégia. Além de passar a investir quase numa única linha de brinquedos, a Lego fez parcerias para que jogos de filmes clássicos (Star Wars, Batman e outros) passassem a ser construídos com a temática da Lego.
Foi assim que em poucos anos, filmes e jogos passaram a estampar a marca Lego, torando-a ainda mais conhecida em todo mundo. Hoje, a empresa se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo e conta com mais de 10 mil funcionários.
Uma das grandes lições que podemos tirar da história da Lego foi que eles souberam se reinventar, e se inserir num mercado em que estavam perdendo espaço. Tudo isso através de um planejamento estratégico meticulosamente calculado. No qual, o cenário foi analisado e a maior desvantagem, que eram os jogos eletrônicos, foi transformada na maior vantagem.
Quer saber de mais histórias como essa? Fique atento ao nosso blog.