História de Grandes Marcas: História da Nike. Episódio II

  • COMPARTILHE:

A Nike foi fundada em 1971 por Phil Knight e Bill Bowerman na cidade de Oregon, nos Estados Unidos. Em poucos anos, a marca foi rapidamente difundida por todo o mundo, se consolidando como uma das maiores marcas do mundo dos esportes, patrocinando grandes grupos e atletas.  

A história da Nike fornece um belo exemplo de como uma marca consegue crescer. 

Tudo começou em 1964, quando Phil Knight, fazia parte da equipe de atletismo na Universidade de Oregon. Seu treinador era Bill Bowerman, ele tinha um grande desejo na evolução técnica de seus atletas.  Uma das formas de obter isso, segundo ele, era através de uma otimização nos tênis dos atletas. Ele chegou a desenvolver um modelo que mais tarde se tornaria o primeiro tênis da Nike.  

O teste foi tão bem-sucedido que, Otis Davis, companheiro de Knight, ganhou medalha de Ouro nas Olimpíadas de 1960 com a ajuda dos sapatos.  

Após Knight se formar, ele passou a pesquisar uma maneira de melhorar os tênis e fez uma parceria com a empresa japonesa Tiger, criando a empresa Blue Ribbon Sports. Junto com Bowerman, eles iniciaram a produção de um novo tênis no mercado, que logo passou a se destacar pela sua qualidade, colocando-o na mesma prateleira de grandes marcas da época: Puma e Adidas.  

O principal produto tênis era chamado de Nike. Seu diferencial era uma palmilha almofadada com borrachas nas extremidades, além de uma sola mais resistente.  

O sucesso foi tão grande que passou a causar um desconforto com a empresa japonesa Tiger. Após um longo processo, em 1971, a Blue Ribbon Sports passou por uma grande reformulação e adotou um novo nome: Nike, o nome do produto que mais tinha sucesso.  

Junto com o novo nove, foi consenso de que a marca carecia de um novo design de marca. Para isso, Knight e Bowerman foram atrás de Carolin Davis, estudante de design da Universidade de Portland. Ela que foi a responsável pela criação do logotipo extremamente famoso.  

A partir de então, a Nike passou a crescer cada vez mais, a ponto de se tornar uma das grandes referências em todo o mundo. Não é exagero afirmar que alguns dos maiores atletas da atualidade são patrocinados pela Nike.  

O ponto mais importante que queremos frisar foi aquele momento de virada quando a Blue Ribbon Sports passou por aquela grade reformulação. Sem dúvida alguma, as decisões a serem tomadas eram cruciais, um erro seria suficiente para brecar todo esse crescimento.  

Os tênis estavam sendo vendidos a todo vapor e eles já possuíam um considerável público. Como informar a audiência sobre a reformulação sem prejudicar as vendas?  

Knight e Bowerman acertaram na fórmula: pegaram um nome que, ainda que de forma indireta, já estava associado a marca: o tênis Nike. 

Essa história mostra que todas as ações relacionadas ao Marketing de sua empresa devem ser criteriosamente calculadas. Do contrário, não importa quão bom seja o produto ou a solução, a existência será insustentável.  Conhecer o cenário do mercado que sua empresa está inserida e o status dos seus produtos.

Quer saber de mais histórias assim? Fique atento ao nosso blog.  

Leia também

O Novo Caminho do consumidor foto

O Novo Caminho do Consumidor

A ORIGEM DO COMÉRCIO: O Caminho do Consumidor já passou por diversas mudanças ao longo da história, e…Continue lendo

A evolução do Marketing

A evolução do Marketing nos últimos anos: Primeiramente, é importante sempre lembrarmos que nada é para sempre, e…Continue lendo
De médico e publicitário todo mundo tem um pouco

De médico e publicitário todo mundo tem um pouco

Imagine a seguinte situação: você entra numa sala e fala para um grupo de pessoas que está com…Continue lendo
LEGO

História de Grandes Marcas: Lego

Todos conhecem alguma empresa de brinquedo bem-sucedida. São várias as marcas que têm se perpetuado como referência no…Continue lendo
Imagem Legenda

Impacto da atualização do IOS15 nos anúncios do Facebook

Há quase um ano quando você instalou a atualização em seu iPhone para iOS15, provavelmente nem imaginava que…Continue lendo