Empreendedorismo feminino e comunicação. As lições que aprendemos com a Anitta

  • COMPARTILHE:

Sim, talvez você precise deixar seu preconceito de lado para continuar a leitura desse post, ou quem sabe você já seja um dos quase 60 milhões de pessoas que acompanham e apoiam o trabalho da Anitta nas redes sociais.

Se você faz parte do primeiro grupo, e ainda assim decidiu ler esse segundo parágrafo, está no mesmo time dessa pobre redatora, incumbida da missão de pesquisar e escrever sobre uma pessoa que lhe parecia ser apenas mais uma cantora de um estilo musical que não a agrada.

E se eu mantive sua atenção até aqui, quem sabe você siga comigo até o fim desse texto, e cheguemos juntos à mesma conclusão.

Começando minha árdua tarefa de pesquisa, me deparo com um número impensável de artigos sobre a Anitta empreendedora, empresária, criadora de estratégias de marketing e, pasmem, recém escolhida conselheira do Nubank.

Eis que então continuo minha pesquisa com outros olhos, apesar da desconfiança.

A realidade é que Larissa Machado (Anitta) tem realizado com eficiência a construção de uma carreira sólida, não somente no Brasil. Depois de dispensar a figura do empresário e tomar as rédeas da própria história, ela tem impingido a sua marca na condução de cada negócio.

E está dando certo. Segundo a Forbes edição do México ela acumula uma fortuna de mais de meio bilhão de reais, frutos de investimentos em diversas frentes além da música.

Ela me parece ter aplicado muito bem os princípios do marketing, fazendo-se figura sempre presente em diversos canais de comunicação, bem como conquistando e mantendo um relacionamento efetivo com seu público.

Anitta soube como ninguém transformar situações negativas em positivas, e conquistar cada vez mais visibilidade e admiração dos seus seguidores.

Sua busca por um lugar cada vez mais proeminente do cenário musical internacional pode ser notada ao observar rapidamente sua conta no Instagram: posts com legendas em inglês, outras em espanhol, algumas em português. Vídeos em que ela se apresenta com seu inglês fluente mostrando-se preparada para muitos outros desafios ainda.

Ela mesma afirma que não poderia delegar a condução de sua carreira a ninguém, pois não haveria quem acreditasse que ela poderia chegar tão longe. Mas Anitta não tem medo, segue firme e decidida, realizando (segundo suas próprias palavras) “dez vezes mais do que foi capaz de sonhar”.

Sem zona de conforto, sem limites, sem preocupações em parecer correta aos olhos conservadores, mas com muitas lições importantes a compartilhar. Coragem e determinação talvez sejam as principais delas.

Talvez seja esse o motivo do sucesso que teve com sua palestra em Harvard, quando a plateia a aplaudiu de pé por dividir sua história de vida e estratégias de negócios.

Vejo-me impelida a me juntar a eles e reconhecer os méritos dessa mulher tão jovem e talentosa e sua história cheia de lições preciosas para qualquer empreendedora.

Leia também

O Novo Caminho do consumidor foto

O Novo Caminho do Consumidor

A ORIGEM DO COMÉRCIO: O Caminho do Consumidor já passou por diversas mudanças ao longo da história, e…Continue lendo

A evolução do Marketing

A evolução do Marketing nos últimos anos: Primeiramente, é importante sempre lembrarmos que nada é para sempre, e…Continue lendo

História de Grandes Marcas: História da Nike. Episódio II

A Nike foi fundada em 1971 por Phil Knight e Bill Bowerman na cidade de Oregon, nos Estados…Continue lendo
De médico e publicitário todo mundo tem um pouco

De médico e publicitário todo mundo tem um pouco

Imagine a seguinte situação: você entra numa sala e fala para um grupo de pessoas que está com…Continue lendo
LEGO

História de Grandes Marcas: Lego

Todos conhecem alguma empresa de brinquedo bem-sucedida. São várias as marcas que têm se perpetuado como referência no…Continue lendo