Primeiramente, é importante sempre lembrarmos que nada é para sempre, e com o marketing não é nada diferente. É natural a evolução com o passar do tempo, basta sabermos como se adaptar a essas mudanças.
Nesse sentido, troucemos as principais mudanças no marketing nos últimos anos, e o que elas implicaram para o mercado.
Antes de mais nada, vamos tratar das principais mudanças apresentadas por Philip Kotler, um dos principais teóricos do marketing moderno, que propõe uma divisão da evolução do marketing em fases, do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0.
Em termos práticos, no marketing 1.0 as empresas eram focadas na sua própria produção, um cenário de pouca concorrência e clientes ingênuos. Do mesmo modo, as estratégias eram massificadas, para alcançar o maior número de pessoas, sem distinção entre elas.
A partir do marketing 2.0 as empresas começaram a olhar para os consumidores, e criar suas estratégias baseadas no comportamento dos clientes. Ainda sem o uso da Internet, porém já utilizando de ferramentas de pesquisa, os consumidores deixam de ser uma massa para as empresas, à medida que amadurecem nas relações de consumo.
Com o surgimento da Internet, e a transformação das relações no mundo, causada pela web, surge também o marketing 3.0. Algumas estratégias começam a aparecer, como o SEO, PPC, Social Media, E-mail Marketing, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, entre outras, através dos canais digitais.
O que antes eram uma massa passiva em relação às empresas, a web dá poder aos consumidores, cada vez mais atuantes e exigentes. E a partir daqui os consumidores não são mais tratados como massa ou alvos, e sim como seres humanos, únicos e complexos.
Por fim, o Marketing 4.0 sugere uma mudança completa das empresas para a economia digital. A conectividade transformou relações de consumo, padrões sociais e estruturas de poder.
Os consumidores, que já demonstravam sua preocupação com o planeta, agora querem uma lógica de negócios mais inclusiva, horizontal e social.
Automação, inteligência artificial e big data são marcas do Marketing 4.0 e se fortalecem nesse cenário, que tem exigido agilidade e conectividade constante.
É impossível falarmos das mudanças no marketing nos últimos anos, sem citar a grande mudança ocorrida em 2020, marcada pela pandemia do coronavírus.
As empresas tiveram que se adaptar. Com a crise econômica batendo à porta, a necessidade de isolamento social e as mudanças de comportamento do consumidor, já não dava mais para fugir: era preciso digitalizar processos.
Quem ainda não tinha entrado na transformação digital teve que entrar. Quem já estava nesse processo teve que acelerar a sua digitalização.
Diante de um cenário tão surpreendente e complexo, quem não se adaptou ficou para trás.
Foi preciso entender o contexto. Por isso, muitas empresas tiveram que pausar campanhas, adiar lançamentos e adaptar o conteúdo das mensagens do marketing.
Foi preciso humanizar o marketing e mostrar que a marca não estava alheia ao momento.
Com todas essas mudanças ao longo dos anos, a lição que fica é, que devemos sempre estar atentos à onda do mercado e nunca tentar surfar contra essas mudanças, que ao longo do tempo se mostraram tão necessárias.
Saber como se adaptar a tudo isso, e como usar todas as oportunidades possíveis, deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para sobrevivência em meio a um mercado tão competitivo.
O que antes eram diferenciais agora torna-se o necessário para manter sua empresa no radar da clientela.
E esse é o pensamento da equipe limoeiro, sempre atento as principais notícias e mudanças do mercado e do mundo, e as oportunidades que elas podem nos gerar para a sua empresa.
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